UM GUIA MUITO ÚTIL PARA VOCÊ QUE QUER DEIXAR SUAS MADEIXAS AINDA MAIS LINDAS!
Sempre existiu muitas histórias e até mesmo baseadas em polemicas sobre alisamentos em cabelos loiros, principalmente pelo simples fato de que a loira usa água oxigenada volume 30 ou 40 e descolorações, e que por isso tem certos alisamentos que não são compatíveis com essa química como por exemplo progressivas a base de guanidina e tioglicolato, o que resultava assim, em limitações de progressivas a base de Lithium e Formol.
O mais legal de tudo, é que as empresas de cosméticos tem trabalhado muito para reverter essa situação.
Mas é importante que você não caia na historia da carochinha e acabe com suas madeixas por alguma química incompatível ou ate mesmo algum componente que detone seus fios dourados.
As empresas de cosmética, tem investido pesado em alta tecnologia para não deixar as mulheres loiras de fora dessa, com alisamentos cada vez melhores e menos agressivos ao couro cabeludo, se tornando muito mais seguros para os fios. Mas quando o assunto é coloração e alisamento se unem, o ideal é continuar mantendo os cuidados com o cabelo.
De forma nenhuma alise seu cabelo em casa, o ideal é você alisar o cabelo num salão com um profissional altamente conhecedor do assunto.
Agora, vou passar para você alguns componentes químicos que melhor são usados para alisar suas madeixas:
Tioglicolato de Amônio
Ele quebra as ligações de cistina, pois age no córtex. A força do produto a base desse componente para quebrar essas ligações é a menor de todas, pois ele alisa menos. Porem, por conta dessa menor agressão, é de forma reduzida, pois provoca menor perda de proteína, e de água que fica no interior da fibra. Mas se o seu cabelo é colorido de forma artificial, a perda de pigmentação do córtex é maior, se tornando assim, mais fáceis de serem removidos.
O Tioglicolato é aplicado muitas vezes em fioc virgens ou se o cabelo já passa por químicas com esse componente, mas ele tem uma melhor atuação nos fios finos, pois penetram melhor e o resultado é maior nas primeiras aplicações. Ele danifica menos o cabelo e para as loiras é sempre bom lembrar, que o cuidado tem que ser maior, hidratar e muito em casa, recorrer a tratamentos como cauterização dos fios e acima de tudo procurar um profissional pelo menos uma vez por mês.
Guanidina ou Hidróxido de Guanidina
Bom, esse componente é mais potente na quebra das ligações da cistina pois possui uma mistura de hidróxido de carbonato com carbonato de guanidina. Mas a reação deste componente é menor com relação ao sódio e ao lítio.ele só é usado em salões de beleza, pois esse tipo de produto não é encontrado por aí. É muito indicado para cabelos que já foram alisados ou se são virgens. Ou seja, o cabelo pode ser de diversos estilos e texturas e até mesmo colorido que esse componente age da mesma forma e com a mesma eficácia, mas é aconselhável que para cabelos coloridos, o cabelo tenha sido colorido com tinturas ou tonalizantes que não contenha amônia na formulação,
Muito cuidado ao procurar um profissional para fazer este tipo de alisamento com este componente, pois o mesmo, tem que ser expert no assunto, pois se o profissional mistura muito cálcio, o resultado é ressecamento. E use sempre tinturas com oxidante até 20 volumes, pois assim não agride os fios e tem uma menor oxidação.
Agora se você alisou com guanidina, jamais faça reflexos nos fios, pois o ressecamento nos fios já provocados por este componente agridirá muito mais os fios do seu cabelo que acabou de alisar e de quebra fez reflexos. Mas se você quiser correr o risco, tenha em mente que você terá que ter um cuidado redobrado com suas madeixas.
Hidróxido de Sódio
Ele tem uma das ações mais intensas e também é o mais usado no mercado, porque ele contem moléculas menores e assim possui uma maior potencia na quebra das ligações da cistina, ele quebra maior numero de ligações em menor tempo igual ao tioglicolato. Mas um alerta para você! Este componente tem como base a soda caustica que serve para desentupir pia!
Pode ser usado em cabelo virgem ou já alisado com essa base. Mas o fio deve ser resistente para sofrer esta química nos fios, porque ele favorece a perda de proteína nos fios, mas cuidado, porque ele contem também o sódio que pode roubar toda a água que existe nos fios e aumenta o ressecamento das suas madeixas. Luzes, reflexos e mechas não devem usar este tipo de componente, porque os fios podem sofrer maiores danos por conta da alta oxidação, podendo assim seu cabelo ficar quebradiço.
Hidróxido de Lítio
Ele é totalmente agressivo, altamente reativo e contem uma penetração rápida. Ele é o mais alto que tem em quebra das ligações da cistina, mas por ele ser menos disponível e mais caro, ele é menos usado que o de sódio.
Mas para aplicação de tonalizantes e tinturas sem amônia, é recomendável, pois o cabelo não sofre com danos futuros, ou seja, não abre o córtex e nem as cutículas dos fios.
Um alerta para você: Este produto por ser restrito, ou seja, de menor acesso no mercado, ele não é aconselhável a um uso em cabelos crespos e sem coloração ou descoloração.
Prefira sempre produtos de baixa concentração de lítio para que ele garanta um PH menor, e assim o dano será bem reduzido a fibra.
Henê
Se você quer mudar a cor das suas madeixas loiras e se tornar morena, esse é um produto totalmente recomendável entre aspas, porque ele alisa e colore os fios, mas é incompatível com outras substancias alisantes, se você quer mudar os fios com este componente, você terá que ter muita paciência, já que voce não poderá colorir e nem tonalizar seu cabelo. Você vai ter que com o tempo que não quiser usar mais este componente, vai ter que esperar crescer e ir crotando aonde existe o henê no cabelo. Mas se você quiser arriscar em fazer outra química no cabelo tendo este produto nos fios, você pode danificar os fios, pois aquecerá e se partirá.
Aminoácidos e Polímero de Silicone
Quando você mistura o aminoácido a um certo PH adequado, você terá um processo de alisamento perfeito com este componente. Porque ele atua na estrutura interna da fibra, mantém as suas características, além dele ter resistência e hidratação.
O polímero de silicone por sua vez, não altera na fibra capilar, porque eles apresentam peso molecular maior e age superficialmente. Mas se os fios estão mais pesados, o volume do cabelo é reduzido.
Ele é um processo gradativo diferente das outras bases acima, porem, estes dois componentes são compatíveis com cabelos descoloridos, coloridos, e que tenha sido alisado com esse componente. Diante do inverso dos outros componentes, ele depois que você reduz o volume, pode ser usado liberadamente com colorações com amônia.