
Muita gente nem imagina quando olha para um cabelo loiro tingido. Normalmente, vemos cabelos loiros (mesmo os tingidos) com um brilho especial, finos, lisos, encorpados e hidratados, principalmente os das estrelas de cinema e das novelas. Mas a verdade é que ter cabelos loiros bem tratados exige muitíssimo cuidado, trabalho e dedicação. O cabelo loiro bem tratado é visivelmente diferente de um cabelo loiro mal cuidado.
O bem cuidado possui pontas hidratadas, uma leveza extraordinária, brilho e volume. Um cabelo mal cuidado normalmente possui uma opacidade fora do comum, ressecamento e pontas duplas ou espigadas. Alguns, durante o processo de descoloração, podem sofrer o chamado corte químico, no qual o cabelo fica extremamente elástico, sem vida, quebrado, e até mesmo caindo com bastante frequência.
Se você conseguiu entrar para o clube das loiras e quer ter um cabelo espetacular, fique atento a algumas dicas a seguir de como ter cabelos loiros super bem tratados.
Seguir o cronograma capilar
O cronograma capilar é um passo extremamente importante para os cuidados de quaisquer cabelos, em especial dos loiros. O cronograma capilar consta de um revezamento semanal (ou dependendo da necessidade e porosidade do seu cabelo, o revezamento pode ser feito de 4 em 4 dias, ou você pode fazer a hidratação e a nutrição na mesma semana) entre os processos de hidratação capilar, nutrição e reconstrução.
Uma semana será feita a hidratação, na outra a nutrição, e por último a reconstrução, etapa mais importante para os cabelos danificados. Todas as etapas do cronograma são muito importantes e todas devem ser respeitadas, pois elas se complementam.
Etapa 1 – Hidratação
A hidratação é um processo muito simples e conhecido pela maioria das mulheres, principalmente as que não possuem um cabelo muito danificado. Ela oferece a reposição da água perdida pelos cabelos durante o processo de tintura e descoloração. Esses processos abrem as escamas dos cabelos e fazem com que eles percam rapidamente a água retida dentro do fio, que o deixa hidratado e macio.
Durante o cronograma capilar, você deve ficar atenta à composição das máscaras que você estiver utilizando. Por exemplo, as máscaras mais recomendadas durante esse processo de hidratação, são as que contem glicerina em sua composição, que ajuda a reter a água no fio.
As que possuem lanolina e aloe vera também são interessantes. Para isso, você não precisa se ater a uma máscara que possua uma composição muito rica em óleos, manteigas ou proteínas, uma máscara com uma composição hidratante que se limite à sua base e a glicerina e aloe vera, com alguns outros extratos vegetais, já e o suficiente. Normalmente essas máscaras não costumam ser muito caras, e você pode usar tanto as importadas quanto as que se encontram à venda nas farmácias e supermercados.
Etapa 2 – Nutrição
Para essa etapa, você precisará de uma máscara um pouco mais potente. A etapa de nutrição é o momento em que se repõe os lipídios e algumas das vitaminas perdidas durante os processos de luzes, tintura e descoloração dos cabelos loiros.
Os lipídios ajudam a manter a hidratação (reposição da água) do cabelo feita na etapa anterior do cronograma. Para ajudar no processo de nutrição capilar, você vai precisar de máscaras que possuem óleos vegetais e manteigas na sua composição.
Ou você pode também adicionar os óleos ou ampolas à sua máscara de hidratação, e transformá-la numa máscara mais nutritiva. Entre os óleos mais usados estão os de argan, coco e abacate. As manteigas de cupuaçu e karité também são hiper nutritivas e hidratantes. Os novos óleos de ojon e o óleo de castanha-do-pará também são bastante hidratantes, e podem ser incorporados à máscara, ou já fazerem parte da composição delas. Algumas máscaras mais caras costumam ter um mix de vários óleos super nutritivos.
Etapa 3 – Reconstrução
Essa é com certeza a etapa mais importante do cronograma. Para se ter cabelos loiros bem tratados, ela com certeza é essencial. A reconstrução capilar consta basicamente na reposição da massa capilar (ou seja, a própria substância da qual é feita o cabelo) que foi perdida durante os agressivos processos que os cabelos sofreram para se tornarem loiros. Para isso é necessário uma reposição de queratina, arginina e proteínas em geral. Para essa etapa, fique atenta à composição das máscaras que você usa.
Elas devem possuir um alto nível de proteína e não somente queratina. Máscaras que possuem tutano também são interessantes para essa etapa do cronograma. Você pode também fazer uma cauterização com queratina, que vai ajudar a reconstruir o seu cabelo. Você pode adicionar ampolas protéicas ou de queratina à sua máscara, deixando- a no cabelo por pelo menos 20 minutos.
Outras dicas importantes para se ter cabelos loiros bem tratados
Economize um pouco na chapinhas e nos alisamentos. Tente deixar seu cabelo descansar pelo menos de uma a duas vezes por semana. A chapinha e o secador costumam ressecar os cabelos loiros e deixa-los mais fragilizados do que eles já estão. Tente usar seu cabelo ao natural, ou domá-los com métodos alternativos, grampos, bobos, toucas, etc.
Outra dica importante para se ter cabelos loiros bem tratados é: fique atenta aos shampoos que você usa, e à quantidade de vezes que você lava o cabelo.
Tente não lavar os cabelos todos os dias.
Se seu cabelo é muito oleoso na raiz, procure usar um shampoo para cabelos mistos, e lave-os em dias alternados. Você também pode diluir o shampoo na hora de usá-lo isso vai evitar que ele danifique seu cabelo.
Tente usar shampoos à seco para controlar a sua oleosidade, isso também ajuda. Procure usar shampoos que não ressequem os fios.
O mais recomendado é que se use shampoos específicos para cabelos secos ou reconstrutores, dependendo do estado do seu cabelo. Mas se seu cabelo é muito oleoso, tente usar um shampoo para cabelos oleosos que não o resseque.
Uma dica que garotas de cabelos cacheados usam muito: shampoos sem sulfato.
Hoje em dia existem shampoos sem sulfato que conseguem limpar os cabelos sem danificá-los. São shampoos fabricados a partir de agente de limpeza mais suaves, que não deixam o cabelo tão ressecado quanto os shampoos comuns.