Cabelos quebrando – Como fazer parar de quebrar?
Acabar com os fios ressecados por causa da descoloração não é simples, mas é necessário. O seu cabelo está naquele estado todo cheio de pontas, sem brilho e parecendo uma palha de tão fino e ressecado? Bom, o mais importante agora é dar um tempo na tintura e no alisamento e partir para uma força tarefa que atende a hidratação e reconstrução dos fios. Manter as camadas capilares preenchidas com nutrientes, proteínas, minerais e vitaminas é um arma poderosa para acabar com aqueles cabelos quebrando que estão porosos, sem vida. Vamos lá?
O profissional João Mello Silva, de São Paulo, é cabeleireiro há 18 anos e entende tudo de reconstrução. Ele listou atitudes que ajudam a melhorar o aspecto do cabelo em uma semana, deixando ele mais hidtratado, forte e com resistência. “Só depois de uma verdadeira transformação na fibra capilar é que você deve voltar a pintar ou alisar. Caso contrário pode ficar careca”, alerta.
Cabelos quebrando – Hidratação
Muita hidratação! Ela não pode faltar quando se fala em recuperar cabelos quebrando. Tudo bem que esse assunto sempre entra em questão quando o assunto é cuidar dos fios. Mas só a hidratação é capaz de devolver o brilho, a resistência e a maciez do seu fio. Além de cremes e máscaras, o bom é adicionar nesse processo muitos óleos como o de argan, monoi, macadâmia e outros. Pode misturar no mesmo pote que o creme ou que a máscara. E aplicar no cabelo ainda úmido, sem que a raiz fique com essa mistura. Assim, evita de deixar o cabelo oleoso. O bom é deixar o produto agir por mais ou menos 15 minutos e repetir a hidratação toda a semana, quando o cabelo estiver bem danificado.
Cabelos quebrando – Escova
Escolha a escova certa! Cabelos quebrando e danificados devem ser penteados levemente, sem muito atrito. Quando mais atrito, mais seu cabelo vai quebrar e ficar espigado. O bom é sempre comprar um pente de madeira com cerdas largas que ajudam a desembaraçar sem quebrar a fibra do cabelo. Escovas mais largas e com cerdas naturais também podem ser usadas quando o cabelo é liso naturalmente ou que tem alisamento. O que não dá para usar são pentes e escovas com cerdas muito juntas, que dificultam a passagem do fio.
Cabelos quebrando – Nada de Chapinha!
Nada de chapinha! A gente sabe que é bem difícil largar mão da chapinha e do secador neste período. Ainda mais quem está acostumada a passar esses aparelhos todo dia ou um dia sim e outro não. O importante é esperar, pelo menos dois dias da hidratação para passar o secador. E sempre quando for usar, aplique o termoativo de sua preferência. Só não deixe de aplicar, ok? Já a chapinha… bom, a chapinha é mais complicado. O ideal é ficar pelo menos um mês sem usar, já que ela esquenta muito o cabelo e acaba queimando o fio. Assim, a sua hidratação vai por água abaixo.
O bom, neste período de um mês sem chapinha, nem tintura e nem alisamento, é que a fibra capilar vai ficar superresistente e vai ganhar volume, deixando o fio mais nutrido.