Como Tirar a Tinta Fantasia?
A tinta fantasia tá virando modinha. Mais que isso, tem feito a cabeça de muita mulher e a opção de ter uma cor diferente no cabelo sem precisar ficar com ela o resto da vida! É esse o pensamento de quem usa os tonalizantes fantasias: “Amanhã… eu posso tirar!”.
É evidente que isso acontece mais com as loiras, que já possuem o cabelo claro e podem com isso mudar o cabelo sempre. Muda-se a cor depois de desbotada de uma maneira muito simples. Usando a tinta fantasia tinta sobre tinta.
Mas da mesma forma que a tinta sobre tinta de colorações comuns, podem deixar resíduos e pigmentação no fundo do cabelo, também as tintas fantasias podem fazer isso! Principalmente quando mais pigmentados e quando são mais duráveis no cabelo.
Assim é possível fazer receitas que tirem mais a cor do cabelo, até que não chegue na descoloração!
Opção 1 – Antirresíduo
O antirresíduo é um shampoo com o pH um pouco mais elevado, quase um shampoo neutro. Porém com a tecnologia hoje não é um shampoo que resseca o cabelo, mesmo tendo esse poder de penetração na fibra.
Pode retirar cores superficiais da cutícula. Porém não fará isso com tinturas antigas e tinta sobre tinta. É de efeito favorável para remoção de pigmento quando utilizado na mesma semana que a coloração para abrandar a cor.
Opção 2 – Soap Cap
Soap Cap é a opção mais utilizada e rápida para quem quer remover quase que toda a cor do cabelo.
A mistura consiste em uma mistura de:
- Shampoo;
- Descolorante;
- Oxidante de 20 ou 30 volumes.
Só deve ser aplicado na parte do cabelo que quer remover a cor. Pode alterar a cor de fundo do cabelo se ficar muito tempo e devido as as químicas na mistura.
Também por conta disso cabelo com químicas além das colorações não devem utilizar por conta do pH alcalino da mistura.
Especiais Igora
A tinta fantasia, ou mesmo as tintas especiais podem ser utilizadas por qualquer cabelo. Mas tem que estar ciente de fazer o teste de mecha antes, e da possibilidade da tinta não sair se for feito tinta sobre tinta. Além disso podem fixar mais do que deseja, por isso é indicado cautela na utilização de cores pigmentadas e fantasias.
Opção 3 – Decapagem
A decapagem é quase um soap. Pode ser utilizado o descolorante com oxidante de baixa volumagem. O tempo de pausa para remoção é diferente da descoloração.
E já existe kits de produtos específicos para remoção do pigmento sem ser necessário fazer a mistura. Esses kits também dependem de mais de uma aplicação. Sua eficácia não é tão bem vista por conta de fazer aparecer o fundo de clareamento e não deixar o cabelo totalmente claro como a descoloração faz.
A mistura deve ser proporcional e mais utilizada em salões com profissionais aptos com a química.
Opção 4- Descoloração
A descoloração é o ultimo recurso para remoção total da tinta fantasia que ainda ficou. Com a descoloração total qualquer cor do fio é removida, e depois o cabelo pode ser tonalizado.
Essa química não deve ser feita sem teste de mecha e de resistência. Para cabelos muito pigmentados e com muitas tintas fantasias é a única opção de remoção de cor.
Opção 5 – Pintar novamente
Essa opção não é a mais viável por cima de tintas fantasias. Isso porque a própria superclaredora não remove a cor fantasia do cabelo, somente sobrepõe. Assim a cor pode ter uma mudança de tom ou ficar mais suave.
De qualquer maneira é mais praticável quando a cor fantasia já esta bem suave e quase não sendo mais vista no cabelo.