É comum que os cabelos coloridos desbotem após a aplicação da tintura, pois quando submetidos a procedimentos químicos, os fios ficam mais porosos e com as escamas abertas, o que faz com que eles não segurem a cor por muito tempo.
Fatores que aceleram o desbotamento, como água quente demais, exposição solar sem uso de protetor específico para os fios, secador, prancha e shampoos de limpeza profunda devem ser evitados o máximo possível.
Alguns cuidados podem proteger a cor e fazê-la durar muito mais tempo, portanto é preciso investir na manutenção.
A manutenção começa pelo uso de produtos específicos para cabelos coloridos, pois eles possuem ativos que protegem os fios da oxidação e preservam os pigmentos de cor.
Além de usar produtos específicos para cabelos coloridos, é preciso optar por shampoos com um pH baixo para evitar a perda de pigmentos. Por isso os shampoos anti-resíduos devem ser evitados, pois eles limpam os fios e retiram pigmentos de cor.
O uso do anti-resíduo não é proibido, desde que seu uso seja de, no máximo, duas vezes por mês.
Finalizadores que contenham álcool devem ser evitados, já que esses produtos, além de apagar a cor dos cabelos, faz com que eles fiquem com reflexos avermelhados, pois queimam os fios.
O finalizador, aliás, precisa ter proteção solar obrigatória para evitar danos a cor dos fios.
Ademais, quanto mais hidratado estiver o cabelo, menor será o desbotamento da cor , pois as cutículas estarão unidas, fechadas, o que contribui para segurar o pigmento depositado nos fios.
Assim, hidratações semanais são obrigatórias para evitar que os fios fiquem porosos e desbotem com mais facilidade.
Um truque que todo mundo pode utilizar são os banhos de brilho mensais , que garantem uma cor mais luminosa por muito mais tempo.
Beijos
Ju