O sol, que é responsável por 80% dos danos na pele, também causa danos aos cabelos. Além disso, o sol é um dos principais responsáveis pelo fotodescoloramento que, traduzindo, transforma nossos cabelos loiros em espigas amareladas, queimadas e desbotadas.
Isso acontece porque os raios ultravioletas degeneram a queratina ( que é responsável pela textura e força dos fios) e a melanina ( responsável pela cor), fazendo com que os fios fiquem desbotados e o couro cabeludo descascado, sobretudo se passaram por químicas e tinturas, como é o nosso caso.
Além do aspecto amarelado, a exposição ao sol induz a oxidação das moléculas de enxofre que se encontram nos fios, o que acarreta ressecamento e quebra capilar, que torna os cabelos frágeis, sem brilho, sem maciez, sem elasticidade e cheios de pontas duplas.
Para proteger os cabelos dos efeitos do sol e evitar esses danos é importante utilizar shampoos e condicionadores que contenham filtro solar. Ao contrário do que podemos imaginar o filtro solar presente nos shampoos e condicionadores aderem aos fios e nele permanecem mesmo após o enxague, o que garante uma proteção efetiva.
No verão, ou quando vamos nos expor ao sol, é indispensável o uso de leave-in com proteção solar, lembrando que em caso de mergulho no mar ou na piscina o produto deve ser reaplicado.
Outra coisa que ajuda muito é o uso de chapéus e bonés, bem como a rotina de lavar os cabelos com água mineral depois de cada mergulho.
Se mesmo após todos esses cuidados os fios ficarem esverdeados, basta lavar os cabelos com leite tipo c que a cor volta ao normal. Já se o seu cabelo tente a ficar amarelado, nada como um bom shampoo desamarelador para recuperar a tonalidade acinzentada.
Amanhã trago para vocês produtos capilares que contém protetor solar, tá?
Beijos
JU