Tintura mês passado, descoloração neste mês e uma progressiva ou alisamento mês que vem. Quase todo dia, secador e chapinha. Se identificou com essa rotina louca de salão de beleza? Pois é, essa é, para muitas mulheres, o ritmo de cuidados com os cabelos: sempre com a raiz feita, super lisos e bem brilhosos. Muitas esquecem a hidratação e quase nenhuma pensa em cortar um pouco dos fios. Daí, a coisa complica! Se você não manter um ritmo de hidratações e reposições de vitaminas, vai estragar tudo. É quando aparece o aspecto espigado, o brilho começa a sumir e muitas, muitas, muitaaas pontas duplas aparecem. Elas deixam o visual nada legal e bem longe daquele resultado de diva que você esperava ter.
Antes de tudo, é preciso saber que o fio é como se fosse uma linha, que tem fibra e muitas camadas, formadas por escama. Para esta haste ficar durinha, ter movimento, ter brilho e deixar o aspecto saudável, ela precisa estar preenchida com queratina natural, um pouco de sebo natural, vitaminas e melanina, que contribui para a cor natural do cabelo. Só que, quando esta haste passa por momentos tensão (chapinha, tintura, descoloração, secador, alisamentos), ela perde a força e começa a quebrar, perde o brilho e fica opaca, perde as vitaminas e fica doente.
Resultado: o fio quebra, fica espigado e envelhecido, causando uma rigidez muito grande entre uma escama e outra. Quando estas escamas se rompem, por conta da fragilidade, forma-se, então, a ponta dupla. O que acontece na maioria dos cabelos, independendo do tamanho ou da cor, depois de muito a química e pouca hidratação. As pontas duplas surgem e começam a prejudicar todo o trabalho feito com o salão. Do que adianta um cabelo liso, pintado e loiro com ponta dupla e espigado?
Além destes fatores, como a descoloração, a tinta e o alisamento, a exposição ao sol sem nenhuma proteção aos fios, muito banho de mar, água quente na hora de lavar os cabelos e também banhos de piscina sem passar um creme antes e depois, também colaboram com o surgimento da ponta dupla. O secador e a chapinha, quando usados com muita frequência e também quando são deixados diretamente no fio por muito tempo, prejudicam a saúde das camadas e provocam a ponta dupla.
Como se não bastasse tudo isso, quando você usa um xampu que não é apropriado para o seu tipo de cabelo ou fica dias sem lavar, deixando oleosidade e sujeira acumularem na raiz, a ponta fica ressecada, sem nutriente e vai abrir, formando a ponta dupla. Bom, agora que você já sabe tudo o que causa o problema, pode começar a realizar ações que diminuem o risco das pontas duplas, evitando-as. Mas, se o seu caso já está na fase das pontas duplas, o jeito é cortar.
Tem como sim, selar as pontinhas, mas nenhuma solução é tão boa e indicada como cortar as pontas do cabelo, retirar as pontas duplas e deixar o fio mais forte e resistente. Usar produtos com muitos silicones, como reparadores de ponta, é uma boa saída imediata. Depois de um tempo isso não vai mais funcionar e o jeito é marcar hora com o cabeleireiro e se preparar para aparar as pontas!