Esse é um questionamento constante e a resposta é: observe os “sinais” que o cabelo envia.
Não, isso não é loucura, é lógica.
É preciso aprender a observar o estado do cabelo. Ele está ressecado? Poroso? Quebrando? Frágil? Elástico? Caindo?Com o crescimento lento? Opaco?
Além de observar isso, tem que analisar direitinho o histórico do cabelo. Porque, por exemplo, um cabelo que passa por luzes ou colorações tem que passar por reconstruções constantes. Esse cabelo precisa de produtos à base de queratina, pra que seja reposta a massa perdida.
Somente cabelos tinturados precisam de reconstrução? Não, mas os cabelos que passam por tinturas e químicas precisam de reconstrução constante, então não vai adiantar ficar só na hidratação básica, porque hidratação só repõe água, e pra um cabelo que está sem massa, só água não vai fazer diferença.
Se o cabelo está seco, a primeira coisa a fazer é repor água, porque ele está desidratado. Como repor água? Aplicando máscaras hidratantes. As máscaras hidratantes fazem reposição hídrica e, por isso, não acho que vale investir muito.
É muito melhor investir em máscaras nutritivas, que fazem reposição lipídica e devolvem o brilho e a maleabilidade aos fios.
Se o cabelo está elástico, quebrando e frágil, ele precisa de massa, de proteína. E aí, tem que usar máscaras reconstrutoras.
Uma coisa que acontece muito é que o cabelo comece a quebrar por causa do excesso de queratina, por que se você usa mais queratina do que seu cabelo precisa, ele vai ficar duro e vai começar a partir.
Então, se o cabelo não precisa de reconstrução, não adianta investir em máscaras reconstrutoras, pois elas não vão surtir o efeito desejado.
Essas foram dicas gerais, mas nos próximos posts vou explicar direitinho quando o cabelo precisa de hidratação, de nutrição e de reconstrução, ta?
Beijos
Ju
https://www.facebook.com/JuLopesPE