Quem tem cabelos loiros bem sabe o quanto é difícil mantê-los saudáveis, fortes e bonitos, pois o excesso de química danifica bastante a fibra capilar, que pode ser recuperada com uma cauterização capilar.
A cauterização capilar é um tratamento intensivo com produtos que contêm ativos que reconstroem e cicatrizam a cutícula dos fios por dentro, resultando em um cabelo profundamente hidratado e saudável.
A principal função da cauterização é repor a queratina, que é o principal componente dos fios, e garantir a elasticidade, a maciez e o brilho. Além disso, a cauterização também sela as escamas e suaviza as pontas duplas.
Quando o cabelo passa por muitos processos químicos ele perde uma quantidade muito grande de massa capilar e, conseqüentemente, de queratina. Por isso eles ficam quebradiços, opacos e frágeis.
Nesses casos a hidratação comum não funciona, vez que ela somente repõe a água perdida, e o cabelo precisa, além de água, de nutrientes e proteínas, por isso é indicado que seja feita uma reconstrução ( cauterização) capilar, para repor a queratina perdida e revitalizar os fios.
É a cauterização que cicatriza a fibra capilar internamente e garante cabelos mais fortes, mais saudáveis e mais bonitos, é ela quem vai repor os nutrientes perdidos e garantir a vitalidade e força dos fios.
Ao contrário do que se imagina, a cauterização não é uma química e por isso é indicada para todo tipo de cabelo, desde que eles estejam precisando de reposição de queratina, que geralmente são os cabelos que passaram por tinturas, luzes, alisamentos ou que estão muito ressecados, desidratados e estragados pelo uso excessivo da chapinha e do secador.
A cauterização tanto pode ser feita no salão, com um profissional, quanto em casa, vez que já estão disponíveis para venda kits completos de cauterização para uso doméstico.
Esse processo de cauterização acontece por etapas, que consiste em uma lavagem com shampoo anti resíduos que abre a cutículas para que os ativos penetrem com mais eficiência e retira os resíduos acumulados.
Após a lavagem com shampoo, o cabelo receberá um produto à base de colágeno que irá reestruturar os fios. Esse processo tem 20 minutos de pausa para que o colágeno atue efetivamente. Após a remoção do colágeno, aplica-se um composto com queratina em todas as mechas, secando com o secador e aplicando a chapinha por cima, para que o ativo penetre profundamente nos fios.
Finaliza-se o processo com a aplicação de silicones para proteger os fios, que não devem ser enxaguados no mesmo dia.
Esse tratamento é altamente indicado para cabelos porosos e ressecados, característica comum dos fios loiros, e deve ser feito ao menos de 3 em 3 meses para garantir a saúde dos fios.
Alguém aqui costuma fazer?
Beijos
Ju