A umectação capilar é um “banho de óleo”, um tipo de hidratação à base de óleos e manteigas vegetais que repõe lipídios e nutre profundamente os fios.
É indicado para cabelos secos, ressecados, maltratados, volumosos, com pontas secas, pontas duplas e cabelos que precisem de nutrição intensa. Em cabelos mais finos ela pode pesar um pouco, mas em cabelos porosos, sobretudo nos crespos e cacheados, ela é maravilhosa!
O óleo de coco, que é rico em vitamina E e ácidos graxos essenciais, fortalece e hidrata profundamente os fios, além de ser um dos únicos óleos que penetra na cutícula do cabelo, por isso escolhi ele para fazer a umectação, mas outros óleos podem ser utilizados.
O que precisa ser frisado, é que o óleo precisa ser VEGETAL, pois óleo mineral não serve, já que ele não penetra nos fios, só “maquia”, e resseca.
Normalmente, os óleos encontrados em farmácias e perfumarias são minerais e não servem. Os óleos vegetais são encontrados em lojas de produtos naturais, em lojas de aromaterapia ou em lojas que comercializem esse tipo de produto na internet.
O produto que eu uso é da Copra, e é exatamente o que a gente ingere para emagrecer, mas vocês podem usar qualquer outro, desde que seja vegetal.
Fazer a umectação é muito simples, basta, com o cabelo úmido ou seco, aplicar o óleo diretamente nos fios, mecha por mecha e ir enluvando.
Não há tempo de pausa ideal, mas eu faço assim: uma vez por mês aplico a umectação antes de dormir e deixo nos cabelos até o outro dia de manhã e nas outras vezes aplico o óleo e deixo agir por uma hora e depois lavo normalmente.
Eu NUNCA uso touca térmica, só coloco aquelas toucas de plástico, daquelas que a gente usa para tomar banho mesmo.
Quando os fios estão MUITO secos, é preciso repetir o ritual uma vez por semana, mas na maioria dos casos a frequência deve ser quinzenal.
Garanto para vocês que os fios ficam macios, hidratados, nutridos e muito brilhosos!
Indico mesmo e acho melhor que muitas máscaras nutritivas super caras!
Beijos
Ju