O ressecamento dos fios é um dos maiores dilemas de beleza da mulherada, porque ninguém quer cabelo-palha, né?
O ressecamento pode ocorrer em qualquer tipo de cabelo, mas é mais comum em quem possui cabelos cacheados, crespos ou longos.
Isso acontece porque nos cabelos crespos e cacheados o óleo naturalmente produzido pelas glândulas sebáceas não chegam às pontas, devido ao formato dos fios. Nos cabelos longos, a oleosidade natural também não alcança as pontas, o que resulta em ressecamento.
Mas independente do tipo de cabelo, existem procedimentos que causam ressecamento e são eles que nós precisos evitar.
Todo tratamento químico, seja alisamento, escovas diversas, relaxamento, descoloração, luzes ou tintura, resseca o cabelo e, por isso, deve ser evitado. Caso seja inviável ( e quase sempre é) evita-los, é preciso que o tempo de pausa entre um procedimento e outro seja maior para que o cabelo possa se recuperar.
Além dos procedimentos químicos, a chapinha e o secador, nossos velhos conhecidos, acentuam e contribuem para o ressecamento, pois desidratam o cabelo. Para evitar esse efeito, façam uso de protetores térmicos.
Os raios solares também ressecam os fios ( além de desbotar a cor!), pois contribuem para desidrata-los. Por isso, é indispensável o uso de produtos que contenham filtro solar.
Os agentes poluente, bem como o cloro e o sal do mar também ressecam os fios e devem ser evitados o máximo possível.
Antes de se expor ao sol ou de ir para a praia e/ou piscina, é indicado o uso de um leave-in para proteger os fios, barrando o efeito nocivo desses agentes.
No próximo post a gente conversa sobre tratamentos para cabelos ressecados, certo?
Beijos
Ju