São tantos os tipos de coloração existentes que a gente acaba se perdendo, não é mesmo? Pois resolvi fazer um post sobre isso para acabar logo com nossas dúvidas!
As colorações podem ser de três tipos:
- Vegetais
- Metálicas ou Progressivas
- Sintéticas
As colorações vegetais são aquelas derivadas de pigmentos de plantas e agem recobrindo a cutículo do fio, penetrando superficialmente no córtex .
São exemplos de coloração vegetal a henna e a camomila, dentre outras.
A henna em forma de pó é uma mistura de folhas trituradas de um arbusto africano. Pode ser preparada diluída em água quente e age em aproximadamente 40 minutos, resultando em uma cor que varia do vermelho vivo até o acaju escuro.
A tintura de camomila deriva das folhas moídas de camomila e origina um tom dourado que pode ser obtido após várias aplicações. Pode-se utilizar também o chá de camomila para obter reflexos dourados, mas as tinturas naturais de camomila apresentam um resultado melhor.
As tinturas vegetais são mais suaves, sobretudo a de camomila, pois não contem água oxigenada nem amônia.
As colorações metálicas ou progressivas são à base de sais metálicos, chumbo ou prata, e vão alcançando a cor desejada aos poucos. Sua ação deve-se a uma reação entre os sais metálicos e o enxofre do cabelo, obtendo um sulfeto metálico de cores mais escuras, que fixam externamente no fio do cabelo.
O tom obtido nessas colorações são sombreados e não uniformes, e o resultado é bem sutil.
No post de amanhã falo sobre as colorações sintéticas, certo?
Beijos
Ju
Facebook: https://www.facebook.com/JuLopesPE