Os estragos decorrentes de colorações mal feitas são muitos, mas um que acontece muito com as loiras é esse: clareia o cabelo e os fios ficam verdes!
Eu tenho MUITO receio de mexer com a cor do cabelo em casa justamente porque meu fundo de coloração é avermelhado e a coisa mais fácil do mundo é eu acabar com a cabeça laranja, tal qual um cone de sinalização.
Mas é lógico que, sem juízo que sou, já testei várias colorações sozinha e já ganhei fios verdes também. Porque isso acontece?
Acontece porque a coloração foi mal feita e porque é preciso ter um conhecimento em colorimetria para não escolher a cor errada. Meu erro maior era correr para os pigmentos acinzentados ou mate ( é o que todooooo mundo quer!), porque os pigmentos cinzas e os de cores frias tendem a deixar os fios verdes se a cor do cabelo for loiro acinzentado ou qualquer cor de base acinzentada.
Tons de mate e tons acinzentados tem muito pigmento azul ( sim, azul!) , que somado ao loiro do cabelo resulta na cor verde.
Isso é um problema, pois para combater esse efeito é preciso jogar uma tintura com pigmentos dourados ou de cores quentes, o que eu detesto, então todo cuidado é pouco.
Agora opto sempre por tons perolados ou irisados (prata é diferente de cinza, viu?), que trazem mais pigmentos violetas, que é a cor que neutraliza o amarelo, assim fico livre do “cabelo verde”,
Quem tem cabelo loiro (tingido) e vai passar por um clareamento, tem que ter cuidado redobrado com isso, porque pode acontecer de ficar verde, por isso é preciso prestar atenção na numeração da coloração.
Quando ali em cima eu falei que prata é diferente de cinza, é que o cinza tem pigmentos azuis, que neutralizam o laranja, enquanto o prata tem pigmentos roxos, que neutralizam o amarelo, então é bom ficar de olho nisso para não acabar com o cabelo chumbado!
Beijos
Ju