Eu passei muito tempo querendo um loiro branco e quando consegui achei a coisa mais esquisita da vida, porque me envelheceu muito, então posso entender perfeitamente o desejo que muitas platinadas possuem de escurecer os fios.
A técnica mais utilizada é a de mechas inversas, mas pode-se pintar ou tonalizar, que são procedimentos simples e que funcionam bem se forem tomados os devidos cuidados.
O grande segredo ao fazer mechas inversas ou escurecer um cabelo muito claro chama-se pré-pigmentação.
O que acontece é o seguinte: quando usamos descolorantes ou tinturas muito claras, que deixam os fios bastante claros ou platinados, o cabelo perde a grande maioria dos pigmentos naturais, já que é necessário retirar os pigmentos existentes para que a nova cor seja depositada nos fios.
O problema é que quando o cabelo perde esses pigmentos, não adianta escurecer sem antes pré-pigmentar os fios, pois a cor não vai fixar e o cabelo vai desbotar muito rápido, voltando a cor anterior.
Assim, é necessário repor esses pigmentos para em seguida fazer as mechas inversas, a tonalização ou a coloração.
Vale lembrar que mesmo pré-pigmentando antes, o cabelo ainda desbotará um pouco durante as lavagens e, por isso, é necessário fazer um banho de brilho mensal para manter a cor viva.
O banho de brilho deve ser feito com o mesmo tonalizante usado na pré-pigmentação.
Para isso, basta misturar um pouco do tonalizante com a máscara de hidratação e deixar agir nos fios por 10 minutos em média.
No próximo post explico como fazer a pré-pigmentação, tá?
Beijos
Ju