Qual loira nunca se deparou num impasse entre o famoso descolorante azulzinho, o qual promete combater o amarelado desde sua aplicação, e algum outro com o selo “Amônia Free”, que promete descolorir com menos agressão aos cabelos?
E então, entre um descolorante com amônia e outro sem amônia, qual escolher?
A resposta é: Depende!
Depende do estado prévio do cabelo.
Depende qualidade das marcas em jogo.
Descolorante com Amônia
x
Descolorante sem Amônia
O agente clareador do descolorante pode ser a amônia ou o peróxido de hidrogênio, e ambos são ativados pelo oxigênio presente na água oxigenada.
Descolorante com Amônia
A amônia é um agente mais “poderoso”, mas isso NÃO quer dizer que seja melhor para o SEU tipo de cabelo.
Ela abre as cutículas dos fios com mais facilidade, assim possibilitando o clareamento com mais rapidez.
Entretanto esta mesma rapidez pode vir a ser uma “faca de dois gumes”, pois requer aplicação hábil e atenção constante para que não sejam ultrapassados nem o grau de clareamento desejado, nem o tempo limite suportado pelo fio.
Sua coloração azulada reduz o risco dos temidos reflexos amarelo-alaranjados, porém NÃO é garantia de anulação total dos mesmos.
Ademais, seja com descolorante com amônia seja com “amônia free”, todo processo de descoloração requer matização posterior a fim de neutralizar os reflexos indesejados.
Descolorantes com Amônia são indicados para cabelos virgens e/ou escuros e/ou com fios grossos – Características que dificultam a descoloração.
Descolorante sem Amônia
Já o Peróxido de Hidrogênio, presente nos descolorantes denominados como “Amônia Free/ Sem Amônia”, é um ativo mais “lento”, mas isso NÃO quer dizer que seja menos eficiente para o SEU cabelo.
Ele age com menos velocidade nos fios, permitindo maior controle sobre o clareamento e sobre o estado dos fios durante o processo.
Ele geralmente não possui coloração azulada (salvo exceções), porém qualquer reflexo indesejado pode ser anulado ao matizar os cabelos.
Descolorantes à base de Peróxido de Hidrogênio são indicados para cabelos já processados quimicamente, com alisamentos, colorações e descolorações. Assim como para cabelos naturalmente claros (abençoadas!) e frágeis.
Para cabelos cacheados os descolorantes sem amônia são altamente indicados.
ATENÇÃO:
Devo ressaltar que há o “melhor” e o “pior” de cada um.
Flores, não há como comparar Descolorantes com Amônia de alta qualidade com Descolorantes sem Amônia de baixa qualidade.
E vise-versa.
Descoloração é um processo químico severo!
Utilize descolorantes de EXCELENTE qualidade e sob a supervisão de um profissional!
Ok, ok, sei que grande parte de vocês optam por descolorir em casa (eu também optei por isso).
Mas tenham em mente que esta escolha foi SUA.
Somente peço:
Pelamordedeus, pesquise bastante os “como-faz”, escolha uma descolorante de altíssima qualidade, sempre faça o teste de mecha antes e respeite os limites do seu cabelo!
Somente aviso:
Que seja eterno enquanto dure!
Quando optamos por descolorir sem a supervisão de um profissional, uma hora ou outra acabamos detonando nossas madeixas!