Progressiva que não estraga o cabelo
Só de ouvir o nome progressiva com formol muitas pessoas ficam os olhos bem abertos. São mulheres e profissionais da beleza que têm medo dessa técnica, que pode estragar os fios para sempre. A progressiva com formol dá arrepios em muitas mulheres que descolorem o cabelo, ou que querem apenas alisá-los.
Algumas delas já tiveram problemas de queda de cabelo, efeito chiclete e também do fio ficar totalmente quebrado e espigado. Quando não tiveram problemas com a técnica, sabem de alguma mulher que já teve. É normal: o formol detona os cabelos e deixa o fio totalmente sem nutrientes, sem vitaminas e muito menos com resistência. Quando você aplica a tintura ou faz a descoloração, então, o problema é muito maior: o cabelo fica poroso e sem vida nenhuma, sem brilho, sem movimento e sem elasticidade.
Ou seja, a escova progressiva está cada vez menos famosa entre as mulheres e nos salões de beleza a técnica quase nunca mais fez muito sucesso. O procedimento é perigoso realmente e a progressiva normal foi proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que hoje autoriza apenas 0,02% de formol em produtos estéticos, como as escovas e técnicas de alisamentos. A ideia, então, é procurar outras formas de fazer o cabelo ficar mais liso e com menos volume, sem perder nutrientes, nem o brilho e nem a elasticidade. São escovas que também deixam o cabelo liso, mas que conseguem manter o brilho, a elasticidade, o movimento e também a maciez do cabelo. Então, o jeito é mesmo conseguir uma técnica que consiga alisar sem estragar as camadas do fio. E opções não faltam!
Geralmente essas escovas são compostas de substâncias como o tioglicolato de amônia, que consegue alisar a camada das fibras do fio, mas não retira os nutrientes e nem as vitaminas. Por isso, essas escovas vão ajudar a manter o cabelo com menos volume, reduzir e controlar o frizz, além de ajudar a manter o brilho.
O bom é sempre pesquisar quais destas técnicas de alisamento sem formol é a mais adequada para o seu tipo de cabelo. Pesquise e converse com um profissional que consiga analisar o fio do seu cabelo. Essas escovas não alisam completamente, não deixam o fio chapado, mas pelo menos não estragam o cabelo e nem quebram a fibra capilar. Uma destas escovas é o alisamento térmico, que dura mais que a progressiva, não tem formol e também consegue manter o fio nutrido.
Esse tratamento chamado de alisamento térmico é feito apenas em salões de beleza, custa em média R$ 200 e usa apenas produtos relaxantes, além de queratinas e silicones, que ajudam a controlar o volume e amenizar os cachos, sem prejudicar a fibra do cabelo. Além disso, o alisamento térmico é ótimo para mulheres que sofrem com os cabelos muito crespos. O procedimento vai ajudar a deixar o cabelo bem nutrido, diferente da progressiva, que age como um plástico no fio, retirando todos os nutrientes naturais. Então, vá em frente, fique lisa e sem estragar os fios.