Vamos continuar a entrevista que começou no post de ontem, certo?
5- Porque os fios loiros são menos brilhosos? Existe algum produto que realce o brilho desse tipo de cabelo?
Ju, o problema da falta de brilho é comum a qualquer cabelo descolorido ou tinturado, pois há um maior desgaste das cutículas capilares que ficam mais fragilizadas, sensibilizadas, e, justamente por isso, não refletem a luz tão bem quanto os cabelos que não passaram pelo processo de tintura ou coloração.
Mas como as tinturas utilizadas para descolorir os fios são mais agressivas do que para escurecer, com certeza as cutículas dos fios loiros sofrem muito mais e quanto mais claro for o loiro maior o desgaste da fibra capilar, pois maior será a quantidade de amônia utilizada para abrir a cor.
Como a amônia possui um pH alcalino, ela provoca a porosidade e abre a escama dos fios. Para sanar esse problema, é preciso estabilizar o pH e selar as cutículas. Aí sim o cabelo vai espelhar luminosidade e brilhar.
Por isso, é essencial que após qualquer processo químico seja utilizado um estabilizador de pH. No salão eu uso muito o Avlon Ferm Conditioning Neutralizing Lotion.
Um produto de uso caseiro que potencializa, e muito, o brilho do cabelo é o óleo de argan.
6- Porque o cabelo perde proteínas e como repô-las?
O cabelo é composto, basicamente, de queratina (proteína). Os processos químicos ( todos eles) danificam a cutícula e fazem com que o cabelo perca massa (proteínas).
Não só os processos químicos causam perda de massa capilar, mas também o excesso de sol, o uso de secadores e chapinhas, e inúmeros outros processos físicos e ambientais.
Quando isso ocorre, o cabelo fica frágil, sem elasticidade, se rompe com facilidade, ficam finos e opacos.
Nesse caso, é preciso repor massa capilar. Como se faz isso? Com produtos e tratamentos que reponham proteínas, como as cauterizações.
Para uso em casa a melhor máscara do mercado é a Age Recharge, da Kérastase. Ela é um pouco cara, mas repõe divinamente a massa e fortalece os fios. É um pronto socorro do cabelo.
7- O que fazer para evitar o efeito amarelado/ alaranjado/ esverdeado?
É comum que logo após a coloração os fios comecem a ficar com a cor variando entre amarelo e laranja. Isso tem muito a ver com o fundo de coloração, mas também com os danos provocados pela descoloração.
Como falei acima, a amônia e os descolorantes acarretam em perda de massa capilar, fragilizam os fios e deixam o cabelo poroso, o que facilita a absorção de substâncias e pigmentos que interferem na cor do cabelo.
Além disso, é comum que ocorra a oxidação da coloração, o que altera a cor dos fios.
É possível evitar isso tratando os cabelos, repondo queratina e líquidos.
Shampoos com pigmentos azuis e violetas também são boas apostas, mas indispensáveis mesmo são os produtos específicos para manutenção da cor, como shampoos e máscaras adequadas.
8- Quais produtos você mais indica para suas clientes?
Ju, independende da cor do cabelo, eu indico bastante a máscara da Kerastase, que falei antes, pois ela reconstrói o cabelo como nenhuma outra.
A linha Keracare Intensive Restorative, da Avlon, também tem um retorno muito positivo já que as clientes gostam bastante do efeito restaurador e fortalecedor dos produtos dessa linha, sobretudo da máscara.
Shampoos, condicionadores e finalizadores especificos eu também recomendo, tendo uma boa saída os da Matrix e da Avlon.
O óleo de argan da Inoar, da Avlon e do Moroccanoil são muito bons também e ajudam a manter a saúde dos fios. Cito esses produtos com base no retorno que tenho das clientes, que sempre se mostram satisfeitas com os mesmos, mas existem outros, que posso indicar em outra ocasião.
E aí meninas, gostaram?
Beijos
Ju