Todo mundo aqui sabe que ser loira dá trabalho, é caro e requer investimento de tempo e dinheiro. Mas mesmo assim, tem suas vantagens, né?
Pois bem, para diminuir a possibilidade de erros antes, durante e após a coloração, vou dar umas dicas para vocês, tá?
Antes de tudo é preciso fazer o teste da mecha, pois é ele que vai avaliar o grau de resistência dos fios e observar se o cabelo tem ou não condição de suportar a química a que será submetido.
Ademais, o teste da mecha pode evitar um corte químico. Nem precisa dizer que TEM QUE FAZER, né?
Se os cabelos estiverem em condições de suportar a química, conversem com o cabeleireiro sobre o fundo de clareamento, pois cada cabelo clareado revela um fundo de clareamento, já que cada altura de tom tem seu fundo de clareamento. Isso é importante para evitar que o cabelo fique manchado pois, por exemplo, é comum ao usar uma tintura 9.0 ter revelado um fundo amarelo, então é preciso acrescentar uma cor que neutralize esse amarelo. Além disso, cabelo descolorido precisa ser matizado ou tonalizado para uniformizar a cor e selar as cutículas.
Se o cabelo for muito escuro, vejam a possibilidade de fazer uma decapagem antes de clarear, pois a tintura, em geral, não clareia o suficiente ou revela o fundo de clareamento que, nesse caso, quase sempre é laranja.
A decapagem, aliás, precisa ser feita com o maior cuidado possível, após análise minuciosa da estrutura da fibra capilar. Como é uma química muito forte, não é indicado que se faça em casa, pois é necessário um profissional especializado, para não correr o risco de comprometer a resistência e elasticidade dos fios.
Para conservar a tonalidade e a saúde dos fios após a coloração é obrigatório investir em hidratações e reconstruções específicas para cabelos coloridos. Produtos específicos para cabelos coloridos, como shampoos, condicionadores e finalizadores, são também de extrema importância.
Beijos
Ju