Cabelos loiros bonitos são cabelos nutridos, com brilho e sem frizz. Mas como chegar ao resultado tão sonhado? Cremes, tratamentos e promessas são o que não faltam em salões e nas prateleiras dos mercados, lojas e farmácias. Só que isso tudo não é tão importante quanto você saber do que seu cabelo realmente precisa. Por exemplo: todo mundo diz, escreve e lê que os fios precisam de vitaminais. Mas quais são esses ingredientes? Como eles se chamam? Onde são encontrados?
Essas são dúvidas comuns entres as mulheres que buscam pelo cabelo macio, com brilho e volume controlado. Por isso, é preciso ficar atenta ao rótulo de cada produto e procurar neles as substâncias que realmente mudam o fio, dando vida e resistência aos seus loiros. São princípios ativos que conseguem restaurar o fio depois de uma química, como a descoloração, por exemplo, ou podem selar as pontas, proteger do efeito chiclete ou poroso, da quebra e também do ressecamento.
Um dos mais famosos deste nutrientes é o óleo de argan. Ele chegou ao Brasil há pouco mais de dois anos, mas já faz sucesso na Europa e na Ásia há décadas. Todas as mulheres que querem um cabelo macio e com muito brilho, podem escolher produtos com óleo de argan na composição. Ele hidratada e também acaba com a imagem opaca do fio. É indicado para qualquer tipo de cabelo, seja loiro escuro ou claro, liso ou bem encaracolado. É encontrado nos xampus, nas máscaras e o óleo pode ser usado como um termo ativo antes da escova.
A ceramida também é um nome bem comum nas embalagens que prometem nutrir os fios. E essa é a sua função: devolver a água que a camada capilar perdeu depois de uma chapinha ou de alguma tintura. A água ajuda a manter o cabelo bem hidratado e sem aquele aspecto espigado. Além disso, cabelo que não tem água nas fibras capilares, tende a ficar fraco e quebradiço. Por isso, você pode usar a ceramida sem medo!
A mesma regra vale para a queratina. Essa proteína é bem famosa entre as mulheres porque ajuda, de verdade, a proteger o fio. Isso porque ela forma um filme protetor ao redor de cada fio e ajuda a deixar seu cabelo mais forte e resistente. Assim, máscaras, leave-in, reparadores de ponta ou cremes de pentear que possuem queratina podem seu usados todos os dias, em todos os tipo de de cabelo. Ainda mais por mulheres que sofrem com cabelos fracos e que precisam de uma reposição capilar. A queratina consegue repor os nutrientes das camadas, deixando o fio forte e macio.
Quem sofre com ressecamento ou está com o cabelo muito opaco ou com pontas espigadas, pode fazer uma hidratação com cremes ou máscaras que contenham aloe vera na composição. Ela ajuda a fortalecer o cabelo e estimula o crescimento de forma mais rápida do fio. É ótima para quem sofre com queda! Além disso, pode apostar em produtos que trazem na fórmula óleo de semente de uva, abacate, ojon ou macadâmia, que ajudam a restaurar o cabelo. Esses ingredientes são ricos em vitaminas que devolvem ao fio, nutrientes para que possam ficar mais resistentes e bem hidratados.