Ontem eu dei uma receita que recuperar os fios depois do corte químico, mas é preciso que a gente fique atenta antes de fazer qualquer química para que isso não aconteça. Pequenos cuidados trazem MUITOS resultados nesses casos, portanto anotem as dicas!
A primeira coisa que devemos fazer antes de realizar qualquer procedimento químico no cabelo é o teste da mecha, pois é ele quem vai mostrar o grau de fragilidade do cabelo e se ele aguenta ou não receber a química.
O teste da mecha identifica os possíveis problemas antes que eles aconteçam.
Além disso, é imprescindível verificar a compatibilidade da química que a gente já possui com a que a gente quer fazer, pois o uso de químicas incompatíveis é uma das principais causas de corte químico.
Vou dar umas dicas básicas de compatibilidade para vocês, tá?
O tioglicolato é compatível com o próprio tioglicolato e com a coloração. É incompatível com a guanidina e com o hidróxido de sódio.
A guanidina é compatível com a própria guanidina e com a coloração, desde que seja sem amônia. É incompatível com o tioglicolato e com o hidróxido de sódio.
O hidróxido de sódio só é compatível com ele mesmo e não aceita nem coloração.
A coloração é compatível com a guanidina, com a própria coloração e com o tioglicolato. Só é incompatível com o hidróxido de sódio.
Não é possível dizer se as escovas progressivas são compatíveis ou não com essas químicas, pois não existe uma fórmula padrão, então tudo tem que ser analisado caso a caso, por isso todo o cuidado é pouco!
Sempre que fizer uma química no cabelo pergunte ao profissional quais são as substâncias presentes nessa química e anote, pois assim você pode evitar que se misture substâncias incompatíveis, que, se misturadas, podem resultar em corte químico.
Se o profissional, ao analisar seu cabelo, afirmar que o mesmo não possui resistência para aguentar a química pretendida, acate o conselho e invista em tratamentos para recuperar os fios. Eu digo isso porque sou o tipo de pessoa que quando quero fazer algo descubro quem me diga sim, mesmo sabendo que não deveria fazer, e isso já me trouxe MUITOS problemas.
Essas dicas simples são extremamente valiosas e a gente precisa saber cada uma delas para evitar o desastre que é um corte químico!
Beijos
Ju