O verão já está dando as caras e a gente bem sabe como nossos fios sofrem nessa estação. Seja pelo desbotamento, pelo ressecamento, pelo excesso de sol, de piscina e de mar, o certo é que no verão os fios loiros precisam de ainda mais cuidados.
O sol, o sal do mar e o cloro da piscina acabam causando falta de elasticidade, falta de brilho, porosidade, ressecamento e desbotamento, por isso alguns produtos, como shampoos, condicionadores, leave-in com protetor solar, tornam-se ainda mais indispensáveis no verão.
Preferi fazer em forma de perguntas e respostas pois assim tem como dar destaque a algumas dúvidas recorrentes.
1- Porque o cabelo tingido sofre mais no verão?
O cabelo tingido passa por químicas que estragam os fios, deixando-os porosos, o que facilita a absorção do sal, do cloro, da poluição e dos raios solares.
Dentre os tingidos, os fios loiros são os que mais sofrem, já que o processo de descoloração e luzes é bastante agressivo,por isso eles precisam passar por tratamentos potentes ( cauterizações e reconstruções) antes da temporada de sol/praia/piscina.
2- O que é preciso fazer para proteger o cabelo no verão?
Usar produtos adequados, filtro solar capilar e, caso esteja na praia ou na piscina, chapéu, que é um filtro mecânico contra os raios solares que desbotam o loiro protegem os fios e evitam maiores danos.
O protetor solar capilar é obrigatório e hoje existem opções para todo tipo de cabelo. Para cabelos oleosos existe a opção em spray, que são produtos mais leves e que não pesam nos fios. Cabelos secos e coloridos devem receber protetores em forma de creme, que além de proteger,hidratam.
Existem inúmeros produtos, como leave-in, cera, pomada e sérum, que possuem protetor solar e são muito indicados para o verão.
3- Posso usar o mesmo shampoo e condicionador ou é necessário substituir?
O ideal é que os produtos sejam substituídos por outros que contenham filtro solar e que sejam mais hidratantes. O risco de usar produtos sem filtro solar é o de oxidar o pigmento e alterar a cor e a textura do cabelo.
Algumas marcas visando facilitar a nossa vida, comercializam linhas específicas e para o verão, como a Bio Extratus, Natura, Kérastase,Redken e a Secrets Professional, dentre outras.
Ao contrário do que muita gente pensa, o filtro solar não vai “por água abaixo” quando a gente lava os cabelos, pois além de serem resistentes à água, eles aderem aos fios
Assim como acontece com os protetores para a pele, esses produtos são resistentes à água. Os filtros aderem aos fios e formam uma película protetora, que resiste ao enxague, criando uma barreira protetora.
4- O que estraga mais : sol, mar ou piscina?
A água da piscina, que é cheia de cloro, agride mais os fios, pois além de ressecar o cabelo, o cloro e as outras substâncias usadas na piscina alteram a cor e enfraquecem os fios.
A água do mar, por ser cheia de sal,potencializa a ação da radiação solar e resseca os fios, enquanto o excesso de sol oxida o pigmento, desbota a cor e resseca.
Assim, é importante que se use protetor solar antes de entrar no mar/piscina ou antes de se submeter ao sol, bem como que se enxague os fios com água doce após o banho de mar ou piscina.
Amanhã tem mais, certo?
Beijos
Ju