Quase todo mundo já usou um produto com manteiga de karité, que é super nutritiva e faz uma reposição lipídica de primeira. Mas como muitas vezes a gente não conhece a função de cada principio ativo, acho importante explicar direitinho pra que vocês saibam exatamente o que usar em cada caso.
A Karité (Butyrospermum parkii), planta originária da Africa, é famosa pela manteiga originada de seus frutos, que é bastante usada na indústria cosmética.
Ela é composta por ácido oleico, palmítico, esteárico e linoleico, além de outros ativos que tornam essa uma manteiga extremamente rica e benéfica para os fios.
É uma manteiga que, por conter ácido cinâmico, atua como filtro solar natural protegendo os cabelos da radiação ultravioleta.
Possui propriedades antioxidantes, que impendem o envelhecimento capilar e é um emoliente potente, atuando na reposição lipídica dos fios e garantindo a nutrição capilar.
Previne e combate o ressecamento, deixando os fios com um aspecto saudável e tratado.
Apesar de ser uma manteiga, não deixa os fios oleosos ou engordurados, agindo como um umectante que equilibra a oleosidade natural dos fios que é rico em nutrientes essenciais que revigoram a estrutura capilar.
A melhor forma de usar a manteiga de karité é nas umectações ou para potencializar as máscaras de hidratação. Eu, quando compro, prefiro as 100% puras que são encontradas em diversas lojas na internet. São opções baratas, boas e que proporcionam um benefício enorme para os cabelos.
Vale muito a pena e age maravilhosamente bem em cabelos que estão detonados pelo excesso de química e coloração.
Beijos
Ju