Em “Cabelos Ressecados – Causas” vimos que o ressecamento dos cabelos não advém somente da falta de máscaras de tratamento.
Isso é fato!
Todas as mulheres leem e releem indicações para Máscaras de Hidratação, compram e testam diversas marcas e, ainda assim, lutam para manter as madeixas hidratadas e vivem reclamando de cabelos ressecados.
Por isso aqui estão dicas cujo teor vai além de simples indicações de produtos.
Cabelos Ressecados – Soluções
Ao saber das causas de um cabelo ressecado (AQUI), identificar qual é o seu “pecado capilar” e evita-lo pode ser suficiente.
Mas as seguintes atitudes também serão de grande ajuda para matar a sede de suas madeixas:
- Aplicar algum óleo 100% vegetal (super recomendo o óleo de coco) nos cabelos ANTES de lavá-los protege os fios do atrito excessivo característico das lavagens.
Além disso, o óleo formará uma barreira protetora contra o shampoo, o qual tende a retirar mais do que a sujeira, o shampoo também “limpa” os ativos condicionantes que nossas madeixas tanto precisam.
- Meninas, please, deem uma chance aos Shampoos genuinamente Sulfate Free!!!
Como disse acima, os shampoos com sulfatos (detergentes pesados) “lavam” muito além da sujeira.
É claro que há o melhor e o pior de cada categoria.
Já usei e amei vários shampoos com sulfatos, assim como já usei shampoos sem sulfatos que odiei.
Contudo, no geral, os Sulfate Free são bem mais “seguros” para mossas madeixas.
Detergentes como o Lauril éter sulfato, presente na maioria dos shampoos convencionais, removem as impureza, mas também podem remover a proteção natural dos fios, provocando ressecamento, frizz e quebra nos cabelos sensibilizados.
Ademais, de nada adianta hidratar profundamente os cabelos em um dia se o shampoo retirar todos os ativos condicionantes na próxima lavagem.
Desta forma entramos num ciclo de ressecamento sem fim!
Hoje em dia podemos encontrar marcas nacionais que são totalmente isentas de sulfatos (como a Multivegetal e a Waii), e outras com produtos neste seguimento (como Amend Ecotherapy para cabelos tingidos e Eh! Antioxidante).
Dê uma chance!
- Já disse milhões de vezes e não me canso de repetir: Ao secar os cabelos, substitua sua toalha de banho felpuda convencional por uma toalha de microfibra (aquelas de Yoga) ou de algodão, pode ser uma camiseta velha, fronha ou pedaço de lençol.
Acreditem: FAZ TODA DIFERENÇA!!!
É um pouco mais trabalhoso para secar os cabelos com este tipo de material. Porém assim evita-se atrito excessivo entre os fios e, por consequência, previne-se contra quebra, frizz e danos nas cutículas (camada responsável por proteger e manter a hidratação na fibra capilar).
Ademais, a toalha felpuda é análoga aos shampoos com sulfatos, ou seja, ela NÃO retira somente o excesso de água dos fios, ela também “suga” parte dos ativos condicionantes que tanto lutamos para repor.
Com a escolha de bons produtos e a aplicação sazonal (ao menos 1 vez por semana) de alguma máscara de hidratação profunda MAIS as três atitudes básicas citadas acima, você certamente terá percorrido metade do caminho rumo aos cabelos sempre hidratados.
“Ué, Ka, só a metade?”
Sim, amores.
Afinal, visto que hidratação significa reposição hídrica e tendência da água é evaporar, de NADA adiantará tantos cuidados caso a hidratação reposta não seja retida/mantida/selada nos fios.
Então, para solucionarmos de vez o problema de cabelos ressecados, vamos ao seguinte artigo:
“Solução para Cabelos Ressecados – Após a Lavagem”