Ontem falei das diferenças entre luzes e reflexos, e hoje falarei da balaiagem e das mechas, que nada mais são que ( mais) duas técnicas para iluminar o visual.
A balaiagem é um processo francês de clareamento em que são feitas mechas finas ou médias somente na parte superior dos cabelos. É uma técnica indicada para quem quer começar a clarear os fios suavemente e não deseja comprometer a cabeleira toda.
Na balaiagem são clareados no máximo 20% dos fios, em mechas, feitas com pente largo ou pincel, concentradas no topo da cabeça e com cores mais parecidas com a cor natural dos cabelos, fazendo um tom sobre tom. Pode-se usar até 3 tonalidades diferentes.
O bom da balaiagem é que não estraga tanto os cabelos, pois só a parte de cima do cabelo é pintada. Além disso, o efeito fica, geralmente, bem natural.
A técnica das mechas utiliza uma quantidade maior de fios e são mais largas que a balaiagem. Pode ser feita com tintura ou com descolorante e geralmente contrasta com a cor dos cabelos.
Por serem mais grossas e marcadas, o efeito das mechas não é tão natural quanto das luzes e da balaiagem. Elas são feitas em locais estratégicos, para iluminar e ressaltar o rosto.
De todos os métodos de clareamento eu ainda prefiro as luzes, pois acho que é o que deixa a aparência mais natural. Mas quando o cabelo está muito estragado ou quando queremos evitar que ele estrague tanto a balaiagem é a melhor opção.
E vocês, o que preferem?
Beijos
Ju