Cabelos loiros dão trabalho, e isso nos já sabemos, mas quando os cabelos são loiros e cacheados, o trabalho é redobrado!
Isso acontece porque os cabelos cacheados possuem uma necessidade maior de hidratação que os cabelos lisos, vez que a oleosidade costuma ficar retida na raiz, sem descer para as pontas.
Quando o cabelo cacheado passa por processos de tintura ou luzes, ele tende a ficar ainda mais seco, precisando de tratamentos e cuidados adequados para garantir que os cabelos fiquem nutridos e hidratados.
Quais cuidados são esses?
Primeiro, é preciso escolher produtos específicos para cabelos cacheados, com ativos emolientes que promovam hidratação e umectação.
Shampoos e condicionadores à base de manteigas e óleos vegetais são os mais indicados.
Após a lavagem, deve-se usar um creme de pentear ( é diferente de leave-in!) que reduz o volume dos cabelos, modela os cachos e controla o frizz.
Depois de usar o creme de pentear, o reparador de pontas vai controlar o arrepiado dos fios e selar as pontas. Se o cabelo for muito armado, vale lançar mão de um ativador de cachos ou mesmo de um mousse
Hidratações semanais, feitas com produtos a base de ceramidas, queratina, manteiga de karité, andiroba, óleo de cacau e óleo de argan, dentre outros, são indispensáveis para impedir a perda hídrica e lipídica.
É a hidratação, também, que irá garantir menos volume e mais brilho.
Além disso, as umectações são muito bem vindas, pois deixam os cabelos nutridos, molinhos e cheios de brilho. Ensinei a fazer a umectação nesse post AQUI.
O corte também irá interferir, e muito, na beleza dos cachos. Os cortes repicados, em camadas, em degradê ou desconectados são os mais indicados para distribuir melhor o volume dos cabelos.
Amanhã falaremos mais sobre produtos indicados e sobre finalizadores!
Beijos
Ju